Wednesday, March 15, 2006

Pimenta , Malagueta e Piripiri

Há plantas especialmente indicadas para dar sabor aos alimentos e algumas são conhecidas pelo nome de «especiarias»: a pimenta, o piripiri, a malagueta, a canela, noz -moscada.

Nenhuma destas plantas é natural da Europa. Talvez por isso os europeus lhes tenham chamado especiarias, ou seja, «especiarias exóticas de países distantes e misteriosos…»



Malagueta

Até ao século xv cada povo conhecia apenas o lugar onde viviam e pouco mais. Então os portugueses lançaram-se ao mar, a explorar o Mundo.
Em 1456 enquanto os navegadores ao serviço do Infante D.Henrique exploravam a Costa Ocidental de África, precisamente na Costa da Guiné e do Benin, encontraram um local onde crescia malaguetas, de onde trouxeram muitos carregamentos.
A Malagueta era um arbusto que dava frutos vermelhos.
Os botânicos vieram atribuir-lhe o nome latino de «Apfromomum Melegueta »
A malagueta é considerada um produto picante, que é utilizado para temperar a comida.







Cidade de Benin onde foi encontradoa malagueta.












Pimenta

A Pimenta foi descoberta nas Caraíbas por Cristóvão Colombo.
Depois, em 1498, quando os portugueses chegam á Índia, na costa do Malabar em Malaca descobrem a planta da pimenta.

A pimenta é uma enorme planta trepadeira, produz frutos em cachos e desses frutos obtém-se duas qualidades de pimenta:
A pimenta preta que é o fruto seco completo,
e a pimenta branca que é o fruto seco depois de lhe ser retirado a polpa.

Mas também existem outros tipos de pimenta como a pimenta da Jamaica que cujos frutos são imaturos ou maduros e secos; a pimenta de coroa que é muito aromática, de gosto e exótica pouco conhecida em Portugal; a pimenta da América ou pimenta do Perú que é muito cultivadas nos jardins; a pimenta de gentio do estilo aromática; a pimenta de macaco; pimenta da Guiné ; pimenta do Congo ; a pimenta de rabo que foi descoberta mais cedo pelo reinado de D. João ,na Costa da Guiné e em Benim. Esta planta era utilizada para a preparação de medicamentos.

O nome científico da pimenta é «Piper nigrum»
Hoje em dia na França e na Inglaterra esta especiaria é muito apreciada pelas pessoas, principalmente é utilizada para temperar e conservar os alimentos.






Piripiri

O Piripiri é uma planta da família Solanaceae, á qual pertencem também o tomate e a batata. O Capsicum e o género de plantas, cujos frutos são o pimento e as pimentas, também chamadas de piripiri, mas com inúmeras variedades conhecidas por outros nomes.
O piripiri era cultivado no Perú e no México desde tempos pré-históricos.
Diego Alvarez Chanca que era medico a bordo da segunda expedição de Colombo em 1493, onde embarcavam as primeiras plantas de Capsicum, rumo a Espanha, onde em 1494, escreveu sobre os efeitos medicinais observados nessas plantas.
O piripiri também é utilizado para temperar a comida.












Os frutos deste tipo de plantas tem vários tipos de nomes.
As variedades de picantes são chamadas de malaguetas ou piripiri .
As variedades que não são picantes são chamadas de pimentão doce , pimentão ou ainda pimento.

1 Comments:

Blogger Furio said...

Belíssima pesquisa, que me trouxe às claras esta iguaria, nem fazia idéia de como fosse. A malagueta e piripiri seriam as mesmas pimentas, ou são distintas nas características?

8:25 AM  

Post a Comment

<< Home